quinta-feira, 23 de junho de 2016

Portugal no Brasil

Quero partilhar convosco algo que escrevi a pedido de uma amiga brasileira que esteve cá em Portugal a fazer a licenciatura em Matemática comigo. Pediu-me que o fizesse pois queria levar consigo uma recordação de Portugal feita por um Português para, mais tarde, poder publicar lá pelo Brasil. E coube-me a mim fazê-lo e com todo o gosto!
Obrigada, Geisa Gabrielli, por teres confiado em mim. Tenho saudades.

Portugal é a saudade do que vai ser e a esperança do que se foi. É o mistério do que se conhece e a transparência do que não se vê. É a amargura de um dia que nos ensina a sermos possantes e o prazer de uma noite que nos contempla com fervor. É a razão por que somos tão ardentes em simplicidade e a desculpa porque somos tão frios e corpulentos a transcender aquilo que nos gela e pensa que nos abate.
Portugal é o mar salgado que nos enche a alma e o olhar fraterno, é a areia fina que nos escapa pelos dedos e nos farta de pena por se perder. Portugal é a história crua de vidas solenes e a doce lenda de uma realidade retratada. É a incessante reminiscência do que foi esquecido e a inocência pura de uma sabedoria culminante.
Portugal é a saúde de um suave embalo de uma imaculada borboleta e a carícia de um afinado hino de alegria de uma singela ave canora. Portugal é o unúntrio e o diamante de mãos dadas, é a rigidez de uma núvem e a maciez de uma rocha. É a fragrância de um verde prado rico de essências e a leveza de um vento que nos penetra e anestesia de felicidade.
Portugal é a melodia perene de uma música que se toca todo o dia, é a paixão com que se aperta com as mãos a terra que é nossa e o sorriso que se abre por entre lágrimas de valentia. É o frio celeste de uma manhã clara, é o calor de uma tarde longa e a chuva lenta de uma noite desejada.
Portugal é como alguém que não é ninguém, mas que é tudo e transborda de bem.

2 comentários:

Marta Moura disse...

Tão bonito! :)

Graça Pires disse...

Muito belo, este texto que a sua amiga brasileira não esquecerá nunca...
Beijos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...