quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Genética é como o algodão: Não engana!


São tantas e tantas as vezes que me apetece fazer parar aquelas pequenas conversas entre pessoas sobre a hereditariedade e dizer: "Não, não é nada disso. Parte do que estão a falar está errada!". Ora bem, como é óbvio, o problema não está no tema em si, está sim na maneira como ele é discutido. 

- "Oh, a vossa filha tem olhos azuis! Como? Vocês têm ambos os olhos castanhos!" 
- "Pois é, herdou do lado do Pai. O avô tinha olhos azuis!".  

O que estas pessoas não sabem é que é impossível uma pessoa herdar só de um lado. Como já devem saber, cada um de nós possui um par de cromossomas: XY, os homens e XX, as mulheres. Uma vez que os cromossomas se cruzam, por reprodução sexuada, haverá 50% de probabilidade de nascer um menino e 50% de probabilidade de nascer uma menina.

Pelo Xadrez Mendeliano

Gregor Mendel.
(O Pai da Genética)
O Botânico que criou o
famoso Xadrez utilizado
na Genética.
,  podemos, então, verificar que as hipóteses de nascer menina ou menino são iguais: 50% XX e 50% XY


No entanto, estamos perante um pequeníssimo pormenor que nos leva a ter que reformular todo este estudo. O que muitos de nós não sabe é que os cromossomas da mulher, XX, têm maior carga genética que os cromossomas do homem, XY. Daqui, segue que o espermatozóide que transporta XY consegue deslocar-se mais rapidamente ao óvulo da mulher do que o espermatozóide que transporta XX. Sendo, assim, a probabilidade de nascer menino é, efetivamente, maior.


A mesma coisa acontece com as características de cada pessoa. Pela genética, cada um de nós possui dois genes em que um gene alelo é vindo da Mãe e o outro gene alelo é vindo do Pai. Portanto, nós, obrigatoriamente, herdamos dos dois.
No caso da cor dos olhos ou cor do cabelo, existe sempre a cor que possui o alelo recessivo e a cor que possui o alelo dominante ou, então, a cor só com alelos recessivos ou só com alelos dominantes, sendo que o dominante domina (fora a redundância!) sempre sobre o recessivo (cor escura - dominante / cor clara - recessiva). 

Suponhamos que uma mulher de olhos azuis e cabelo loiro tem um filho com um homem de olhos castanhos e cabelo preto:

Como os olhos da Mãe são azuis e a cor de cabelo loira, então, sabe-se que os seus genes alelos são, obrigatoriamente, recessivos (AA (Azul,Azul) e LL (Loira,Loira)). A mesma certeza não podemos ter a respeito do Pai, pois ele poderá ter um gene alelo dominante e um gene alelo recessivo ou, então, ambos dominantes (CC (Castanho, Castanho) ou CA (Castanho, Azul) e PP (Preto, Preto) ou PL (Preto, Loiro)).

Se o Pai tiver dois genes alelos dominantes em cada uma das duas características (cor de olhos e cor de cabelo), então:

\     C     C
A    CA   CA
A    CA   CA,
pelo que o resultado de todos os cruzamentos será 100% CA. Ou seja, todos os filhos que estes dois progenitores possam vir a ter irão sempre ter os olhos castanhos, porque a cor castanha corresponde ao alelo dominante. Analogamente, acontecerá com a cor de cabelo.


Mas caso o Pai tenha um gene alelo dominante e o outro gene alelo recessivo em ambas as caractéristicas, então:

\     C     A
A    CA   AA
A    CA   AA,
pelo que haverá 50% de probabilidade dos filhos virem a ter olhos azuis e 50% de virem a ter olhos castanhos: 50% CA e 50% AA
A mesma situação acontecerá com a cor de cabelo.

Com isto, quero eu dizer que, quando uma criança de pais com olhos castanhos nascer com olhos azuis significa unicamente que tanto o Pai como a Mãe têm ambos um gene alelo dominante e um recessivo. Caso contrário nunca os alelos recessivos se juntariam para oferecer essa característica ao filho.


Conclusão
Vejamos: Se tu tiveres olhos azuis e os teus pais tiverem olhos castanhos, então é porque de ambos os lados existe a característica dos olhos azuis, mesmo que ela não seja visível. Mas se invertermos a situação, já será impossível. Tu não podes ter olhos castanhos se os teus pais tiverem olhos azuis. Se realmente isso acontecer... uh... ou és adoptado(a) ou então a tua mãe traíu o teu pai! xD 

4 comentários:

Amante Japonesa disse...

(: Nao se engana nao! Este ano so vi genetica à minha frente :S

apenas umas letras disse...

olá, bem disposta? tens toda a razão, no assunto que aqui mostras, porque me lembro de falar disto nas aulas do 9º ano. beijos e uma boa semana.

Leonora disse...

Ahaha, o meu pai tem os olhos castanhos e a minha mãe tem um de casa cor um verde e o outro castanho. Então quer eu quer a minha irmã temos os olhos castanhos.

Cris disse...

Olá Leonora, essa situação é mais incomum, mas não deixa de ser uma situação muito gira e engraçada :). Não existem muitas pessoas com um olho de cada cor. Mas atenção, caso o teu pai tivesse apenas genes de olhos castanhos e mesmo que a tua mãe tenha um olho azul, todos os filhos teriam olhos castanhos. Mas essa situação pode não acontecer se o teu pai tiver herdado um gene de cor azul por via dos seus ascendentes. Sendo assim, o gene azul do teu pai podia muito bem juntar-se ao gene azul da tua mãe e dar filhos com olhos azuis. Isso já era possível!

:DD
Enfim, parece complicado mas não é xD

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...