segunda-feira, 4 de junho de 2012

"Dartacão e os Três Moscãoteiros" - 1983

Lembro-me tão bem daqueles preciosos e inesquecíveis segundinhos que me deixavam sempre imobilizada quando a música do genérico dava início a mais um episódio do Dartacão!
Hoje, posso dizer que me considero uma grande sortuda por ter vivido estes anos de Ouro. Tenho um enorme orgulho em fazer parte da geração dos melhores desenhos animados de sempre. Pena é que, hoje em dia, as coisas tendam a modificar tanto no que toca a desenhos animados. Já nada é como era e a verdade é que não consigo sentir esse mesmo toque especial no coração com os de agora. Fica tanta nostalgia...



O "Dartacão e os Três Moscãoteiros" (em Português) é uma série de animação, produzida no ano de 1981, baseada no livro "Os Três Mosqueteiros" de Alexandre Dumas, mas com um caráter cómico e os personagens representados por animais (na maioria, cães). Embora pormenores diferentes tais como o dos protagonistas serem cães e a amada do protagonista se chamar Julieta em vez de Constance foi, sem dúvida, uma fiel adaptação do romance original de Alexandre Dumas.

A série foi exibida na Televisão Portuguesa, em 1983, aos Sábados de manhã na RTP. Rapidamente se tornou num sucesso, tendo sido repetida várias vezes na televisão. Esta série repetiu-se novamente, em 1995, na TVI e, atualmente resolveram exibi-la de novo no Disney Channel com a mesma dobragem.


História

A história começa na Gasconha quando Dartacão decide partir para França na esperança de se vir a tornar num Moscãoteiro do Rei. Dartacão vive grandes aventuras e conhece a dama Julieta, Camareira da Rainha, por quem fica tão apaixonado. Em Paris, conhece os famosos três Moscãoteiros, Dogos, Mordos e Arãomis que sempre guardaram a sua magestade. Depois de alguns desentendimentos entre os quatro, rapidamente se tornam nos melhores amigos e aliados para juntos combaterem o mal.


Dobragem 
  • Dartacão - João Lourenço
  • Mordos - João Perry
  • Arãomis - António Montez
  • Dogos - Manuel Cavaco
  • Julieta - Isabel Ribas
  • Pom - João Perry
  • Cardeal Richelião - António Montez
  • Milady - Maria Emília Correia


Genérico



Letra da música

Eram uma vez os três
Os famosos moscãoteiros
Do pequeno Dartacão
Tão bons companheiros

Os melhores amigos são
Os três moscãoteiros
Quando em aventuras vão
São sempre os primeiros

Quando eles vão combater
Já não há rival algum
O seu lema é um por todos
E todos por um

O amor de Julieta
É o Dartacão
E ela é a predileta
Do seu coração

Dartacão, Dartacão
Correndo grandes perigos
Dartacão, Dartacão
Perseguem os bandidos
Dartacão, Dartacão
E os três moscãoteiros longe
Vão chegar

Dartacão, Dartacão
És tu e os teus amigos
Dartacão, Dartacão
Em jogos divertidos
Dartacão, Dartacão
Vocês são moscãoteiros
A lutar

8 comentários:

apenas umas letras disse...

olá. eu adorava o Bell e Sebastião, podes ver no youtube, o tom sawyer, ana dos cabelos ruivos, michel vaillant que descobri no domingo, que existe mesmo que não era apenas uma personagem de Bd, o bocas, os 3 mosqueteiros, entre outros, tartarugas ninja.. tudo bem contigo? beijos

Cris disse...

Olá Nuno!

Eu também me lembro de todos esses que tu mencionaste, aliás é impossível esquecer coisas como essas que me fizeram muito feliz!
Vou tbm colocá-los cá no blog.

Eu estou ótima e tu? Como tens andado?
Abreijos :)

Marcela disse...

Ahahah realmente é engraçado ter o sonho de trabalhar no continente a vender queijo e fiambre.

Marcela disse...

Obrigada e bom feriado para ti também.

Ziza's N.E.M. disse...

CONCORDO CONTIGO !!!!!!!!!!! Até agora a única coisa atual que consigo ver é anime, como o bleach de manhã na sic radical. Ando a ver a 1h30 da manhã a sailormoon no panda, dá para matar as saudades da série que nunca consegui ver final, mas agora vou conseguir x3 (espero eu). Nem tiha noção do quanto é tão antigo o Dartacão... O.O

Olha há uma série que é atual e engraçada até também, total drama - a ilha dos desafios.

Aos sábados de manhã na rtp 2 dá a familia adams e o tuttenstein , duas coisas um pouco antigas, mas que são desenhos animados até engraçados...

Ziza's N.E.M. disse...

Eu ando com poucas expectativas em relação aos exames, acho que sou burra ou preguiçosa, porque pareço não ser muito bem sucedida...

Gostava tanto não precisar de fazer exames... x) até agora só consegui ter um 15, com uma nota decente.

Que chegue a hora com tranquilidade e equilíbrio para ti e para mim xP

Ziza's N.E.M. disse...

Está na parte das star fighters, já apareceu a Galática na Terra e roubou o cristal da princesa dos star fighters. Eles podem repetir... (acho)

A história do bleach está muito bem conseguida...

O dragon ball fiquei um pouco enjoada depois de tanta repetição na sic radical ><...

Mas é verdade, hoje em dia dobrarem os animes em português até ao fim, é raro, só se for muito curto como o samurai 7... Antigamente isso não acontecia muito...

Procurei na net o nome António Semedo e associe ao fanático portista xD não me lembro dele, mas lá que tem jeito para dobragens tem.

Também não percebo muito de twitter, atrofio sempre na cena das conversações... x)

Mas diz as tuas dúvidas na mesma, talvez saiba quem sabe.

O meu é este: https://twitter.com/#!/Marizanovic

Fã da TV e Cine disse...

Mitica, maravilhosa, inesquecível e principalmente INTEMPORAL.
Vai continuar a ser actual por muitos e muitos anos... na dobragem original!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...