segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sou Sinestésica!


Ontem, enquanto estava a jantar, o meu irmão questionou a nossa mãe de qual seria a doença que ela menos se importaria de ter (estranho, não é?). Pois bem, nós todos achámos muito esquisita aquela pergunta porque quem é que quer ser doente? Ninguém! Foi então que ele logo a seguir se justificou devidamente. Ele contou-nos que tinha encontrado na NET uma doença muito pouco falada que embora raríssima e sem cura, tem a sua graça.

A doença consiste na junção de sensações, como por exemplo: ver odores, ouvir sabores, ver sons, cheirar cores. Ficaram admirados?. A verdade é que, mal eu ouvi o meu irmão dizer que existem pessoas que visualizam cores nos dias da semana, em números, em letras e em sabores, eu fiquei logo alarmada porque também conseguia, e surpreendida porque sempre pensei que todas as pessoas conseguissem associar cores a determinadas coisas.
Quando lhe disse que conseguia ver, o meu irmão e a minha mãe começaram a perguntar-me que cores via quando pensava em cada dia da semana. Foi, então, que descobrimos todos que sou sinestésica!

O meu irmão só pensava: "Quem é que tem disto?" e mal ele sabia que a própria irmã tinha este dom.
Depois disto tudo, tive imensa curiosidade em ir pesquisar sobre a Sinestesia e fiquei a saber que é uma doença que atinge mais mulheres que homens. Existem oito vezes mais mulheres com Sinestesia do que homens mas quanto a isso não se sabe o porquê e também li que os sinestésicos têm uma inteligência superior à média! (Acreditem! Adorei saber disto! Haha!).

Pelos vistos existem diversos tipos de Sinestesia e, para cada sinestésico, existe uma interpretação diferente tendo em conta as experiências vividas por cada um, podendo, ainda, variar com o tempo. Depois de uma longa pesquisa, percebi que possuo Sinestesia auditiva, visual, gustativa e olfactiva, o que significa que não tenho a táctil, pelo menos por enquanto!
Digam-me lá! Algum de vocês também tem disto? É que realmente é muito estranho, mas agora tudo faz sentido. Recordo-me de já há algum tempo ter feito um post no qual descrevia uma música (que é a que se encontra na barra lateral do meu blog - "Choice Notes" da Alex Winston) e se lá forem ler, podem reparar bem que eu associo a música a um sabor e, nem sequer na altura imaginava que era por eu ser sinestésica. Lembro-me, também, de uma vez ter perguntado a uma amiga minha qual a cor que via quando pensava na segunda-feira e ela ter ficado meio confusa e sem saber o que me responder. Pois agora já sei que nem toda a gente tem esta capacidade. Talvez eu não ache que isto seja uma doença, mas sim um dom, porque afinal de contas eu vejo o mundo às cores!

Se algum de vocês for Sinestésico, irá compreender muito bem a minha situação!
Deixo aqui algumas das minhas interpretações para vocês perceberem que tipo de coisas vão na minha cabeça e, quem sabe, para mais tarde eu voltar a fazer a mesma lista e ver quais as interpretações que mudaram e as que ficaram estáticas.

  • Segunda - azul claro
  • Terça - vermelho
  • Quarta - verde
  • Quinta - cor-de-laranja
  • Sexta - vermelho
  • Sábado - branco
  • Domingo - azul escuro

  • 0 - branco
  • 1 - preto
  • 2 - amarelo
  • 3 - vermelho
  • 4 - verde
  • 5 - cor-de-laranja
  • 6 - vermelho
  • 7 - azul escuro
  • 8 - verde
  • 9 - azul claro

  • A - vermelho
  • B - verde
  • C - cor-de-laranja
  • D - amarelo
  • E - vermelho
  • F - cor-de-rosa
  • G - verde
  • H - branco
  • I - vermelho
  • J - azul escuro
  • K - cor-de-laranja
  • L - azul-escuro
  • M - cinzento escuro
  • N - cinzento claro
  • O - branco
  • P - azul claro
  • Q - verde
  • R - vermelho
  • S - vermelho
  • T - roxo
  • U - verde
  • V - verde
  • W - preto
  • X - cor-de-laranja
  • Y - amarelo
  • Z - verde

  • Pesado - preto
  • Leve - azul claro
  • Comprido - verde
  • Curto - amarelo
  • Forte - vermelho
  • Fraco - cor-de-laranja
  • Carne - vermelho
  • Peixe - cinzento
  • Amizade - cor-de-laranja
  • Amor - vermelho
  • Traição - roxo
  • Fidelidade - cor-de-laranja
  • Simpatia - vermelho
  • Antigo - castanho
  • Moderno - preto

  • Educação Visual - branco/pérola
  • Educação Musical - preto
  • Geologia - castanho
  • Biologia - verde
  • Matemática - cor-de-laranja
  • Português - Azul 
  • Inglês - cor-de-laranja
  • Francês - vermelho
  • História - castanho
  • Geografia - verde

  • Natal - vermelho
  • Páscoa - roxo
  • Carnaval - cor-de-laranja
  • Primavera - cor-de-rosa
  • Verão - amarelo
  • Outono - cinzento claro
  • Inverno - cinzento escuro

  • Janeiro - preto
  • Fevereiro - cor-de-laranja
  • Março - cor-de-rosa
  • Abril - verde
  • Maio - cor-de-laranja
  • Junho - azul claro
  • Julho - azul escuro
  • Agosto - verde
  • Setembro - castanho
  • Outubro - cinzento
  • Novembro - castanho
  • Dezembro - amarelo

  • Doce - cor-de-rosa
  • Salgado - amarelo
  • Amargo - verde claro
  • Ácido - violeta
  • Azedo - verde escuro

Estes são alguns exemplos de palavras e números, mas ainda consigo ver cores nos perfumes que cheiro e também consigo ouvir sons através de imagens em movimento, como por exemplo esta:


Nestas imagens, eu ouço um som agudo muito irritante de vaivém.


E vocês, também têm esta estranha capacidade de misturar as sensações?

28 comentários:

Φ p i disse...

Fiquei realmente de boca aberta, estamos mesmo a aprender todos os dias :b
Nunca tinha pensado sobre isso e vou começar a andar atenta para ver se associo umas coisas a outras!!

Em relação ao vídeo final, mal vi a imagem pareceu-me ouvir o som de que falaste e fiquei assustada, quem sabe se não sou também eu Sinestésica!!

Cris disse...

Eeeii, eu tenho isso...
Legal, pensei que eu fosse uma aberração ou de fora deste mundo...

Φ p i disse...

Por acaso é uma coisa mesmo interessante, nada como as doenças normais!!
Tenho de começar a tomar muita atenção :b

Φ p i disse...

Por aqui aprende-se muitas coisas novas e giras :b

Quanto ao livro, está à vontade :) Espero que gostes e (sem querer abusar) depois dá-me a tua opinião ;) Gosto de saber as críticas dos leitores :D

Artes e escritas disse...

Você convive bem com essas misturas? Para mim, música é som e partitura com interpretação, nada mais. Um abraço, Yayá.

Ziza's N.E.M. disse...

O teu vídeo dá erro x) és uma criança da nova geração Y. Ainda não percebi muito bem, mas já podes participar na concorrência à maya hein hein xP

Deve ser interessante ver a vida às cores, como será que vês a aurora celestial, gloreal e o arco-íris ?

Sabes o que quer dizer uma criança cristal ?

Como vês a adesão à greve ?

MarcelaMaia disse...

Uau fantastico, também sofro dessa "doença".
Nesse video também ouço sons de vaivém como tu :o

Sara'C disse...

hoje estive a falar com um rapaz da minha escola, que associa cores às pessoas. agora compreendo. ele deve ter isso.
a cor que me deu foi verde xb

não conhecia esta doença, mas tal como tu tmb a considero dom. tmb "ouvi" sons quando vi essa imagem em movimento.

Catiiiii disse...

Oiiii , que coisa estranha ! :O Eu não vejo nada disso nem oiço coisa nenhuma ! Mas pronto , ao menos isso não é uma doença grave , pois não ? :)

Aiii , comer kiwis à colher é mesmo uma delícia . Acho que quando são descascados e laminados não têm o mesmo sabor , sinceramente +.+

Pois , acho que quase todos os estudantes , de uma maneira geral , sofrem do mesmo problema . Está tudo muito bem , mas quando chega a véspera do teste... Desgraçaaaaaa ! :bb e ainda eu me costumo incluir no grupo dos alunos mais certinhos nisso +.+

Sara'C disse...

e hoje falei com o moço sobre isto, disse-lhe que ele é sinestésico xb

MarcelaMaia disse...

É de facto estranho mas muito engraçado. Mas acho que quase toda a gente tem essa "doença", pelo menos sempre que associava cores a alguma coisa, pensava sempre que os outros também associavam essa mesma coisa com a mesma cor ou uma diferente.

Catiiiii disse...

Pois... Se calhar para ti também é estranho que outros não vejam o mundo da mesma forma colorida que tu +.+ Deve ser engraçado , admito , mas neste momento faz-me confusão , porque eu não sou nada assim..

Aiii , é assim mesmo que se come um kiwi . A verdadeira arte está na colher :DD ( e no não ter aftas +.+ )

Luna Sanchez disse...

Bem-vinda ao meu mundo, Cris!

Já comentei lá no blog sobre isso, sou igualzinha!

;)

Um beijo.

Catiiiii disse...

Pois é , o kiwi não é muito bom para as aftas . Se tens tendência a ganhar e abusas um bocadinho... pumba , já sabes o que te espera +.+ Mas o mesmo acontece com as laranjas , o ananás e o limão , por isso não há motivo para deixar de comer kiwi :DD Sabe bem , não é ? +.+

Lufe disse...

Oi Cris,

Muito interessante, conheço pessoas assim....
Pena não ter essa "doença", embora busque ver o mundo colorido.

bjo

MarcelaMaia disse...

É mesmo estranho :s

Catiiiii disse...

Então não é a mesma coisa +.+ Não sei o que possa ser , mas se isso te afectar muito , deves ver o que é . Senão , aproveita e continua a comer as tuas frutas preferidas :)

Me disse...

UAU, que espectáculo. Eu acho que não tenho disso, mas é de facto bastante interessante xD

Catiiiii disse...

Pois é , e eu acho-os muito queridos , embora não tenha nenhum +.+

Ohh , se isso das manchas não te incomoda , não te deves preocupar a curto prazo , mas é sempre bom tentares ver o que se passa na verdade ^^

Catiiiii disse...

É verdade , minha querida . Quando chega aquele dia fico mesmo mesmo cheia de dores e não consigo parar de me agitar e gritar , porque me custa mesmo muito . Tenho esperanças de que passe com o tempo , mas está difícil +.+

Olhaaa , isso de me deitar a relaxar é que era uma óptima ideia . Tenho andado tão atarefada , cheia de testes e trabalhos para fazer ! Nem para descansar tenho tempo ://

Anónimo disse...

pois, eu faço associações de cheiros e memórias, será que também sou sinestésica? há uns tempos mudei de perfume e, mais ou menos na mesma altura comecei a ler um livro e agr cada vez que ponho o perfume lembro-me do livro. ou cada vez que sinto o cheiro de um determinado perfume masculino lembro-me de uma discussão com um ex-namorado...

Cris disse...

Olá, não sabia como responder-te. Desde já, muito obrigada por teres vindo aqui ao meu blog e fico satisfeita por partilhares isso comigo.
Isso realmente é um dos sintomas da sinestesia. A sinestesia, tal como referi neste post, é uma doença que tem como base as nossas vivências e lembranças marcantes na nossa vida. A mim também me acontece muito com cheiros, ainda que com cores aconteça mais fluentemente. Por norma, quem é sinestésico tem muito boa memória, tanto que eu sou capaz de, por exemplo, ao passar por pessoas com diferentes perfumes associar esses mesmos cheiros a pessoas que eu conheço e que também usam esse perfume. Isso acontece muito com a pessoa de quem eu gosto, ficou de tal forma gravado na minha memória que, podem passar os anos que forem, que nunca me esqueço da característica daquele cheiro.
Eu confesso que adoro ser sinestésica e estou a ver que tu também és, portanto bem-vinda a este mundo! Beijinhos e volta sempre que quiseres! ;)

Anónimo disse...

(vamos lá ver se é desta que consigo comentar!)

Antes de mais, obrigada por me esclareceres! Pois, pelos visto também eu sou sinestésica... Há uns tempos vi um trabalho sobre este tema na faculdade e adorei e fiquei também com a impressão que poderia também eu ter esta capacidade... Um exemplo que acho que também pode ilustrar muito bem esta situação é o seguinte: há uns tempos atrás deram um perfume à minha mãe e eu adorava esse cheiro, achava que era fresco e alegre! Mas, um dia reparei que uma senhora idosa também usava o mesmo perfume e, não tendo nada contra a senhora, passei a associá-lo a tristeza e doença, porque a senhora não podia sair de casa... Cada vez que sinto esse cheiro lembro-me da pobre da senhora, que até já faleceu e tudo....

Cris disse...

Uau... isto realmente é muito estranho acontecer-nos. Acho que podemos dizer que se trata antes de um dom e não de uma doença porque afinal de contas nós sentimos e vemos o mundo de uma maneira diferente, de uma maneira colorida e bem apurada.
Esse exemplo é muito bom. Sem sombra de dúvida que se trata de Sinestesia. Mas repara que não é mau sermos assim, eu acho que se não tivesse Sinestesia e ficasse a saber da sua existência queria de imediato ser Sinestésica. Tem a sua piada :)
Adorava que se falasse um pouquinho mais sobre isto pois penso que a maioria das pessoas não tem ideia do que isto se trata, parece-me que esta doença anda "escondida", ainda por cima torna-se mais estranho pelo facto de atingir mais as mulheres que os homens, mas ainda não encontraram justificação por ser assim. Apenas se sabe que as pessoas sinestésicas têm um nível de inteligência mais elevado que as restantes. E isso é mais um lado positivo disto tudo! :)

Anónimo disse...

Senti um gosto azedo.

Será que tenho isso?

Cris disse...

Olá.

Mas em relação a quê?
Isso não é um sintoma da Sinestesia. Como é óbvio, toda a gente comum é provida de conseguir sentir diferentes gostos. Para um melhor entendimento, sugiro que prestes atenção a esta curiosidade. A nossa boca assume diferentes zonas que te permitem avaliar o gosto de qualquer coisa que coloques dentro da boca, a essas zonas se chamam de receptores gustativos.
O doce, por exemplo, é sentido logo na zona inicial da boca, mesmo juntinho aos dentes da frente. Já o gosto salgado é sentido logo imediatamente a seguir à zona onde se sente o doce, pelo que teremos em ambos os lados. O sabor ácido ou azedo, como tu dizes, é sentido logo após às zonas onde se sentem o sabor salgado e, por fim, o sabor amargo é sentido mesmo atrás da boca. Estas zonas são situadas na parte inferior, aquela que está por baixo da língua.
Ora bem, analisando bem o teu comentário não dá para perceber se tens Sinestesia, pois esta é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato.
Será que aquilo que tu queres tentar dizer é que, todas as vezes que pensas ou vês algo específico, esse gosto é sempre sentido?

Sê mais explícito(a) e aí eu poderei ajudar-te.

;)

Paula Nascimento disse...

eu acho que tenho isso mas achava normal, sei lá, achei que todo mundo tinha, eu desde sempre relacionava dias da semana a cores, letras a cores e cheiros a cores, mas nem imaginava que tinha um nome....

Aylla disse...

Eu tenho sinestesia, eu relacionava cores á tudo, dias da semana, meses, matérias escolares, até em pessoas... achava isso normal, pensei que todos eram assim, até que uma colega me perguntou qual seria a cor ideal para ela, eu disse que ela não podia mudar a própria cor, ela riu, aí eu"sério, mano, é igual a segunda azul, e terça vermelha, não adianta vc mudar sua cor, vai ser sempre roxo" aí ela viu que eu tava falando sério e perguntou se eu tinha alguma problema, eu disse que não, aí ela disse que não conseguia ver nada disso e mandou eu pesquisar, ai eu descobri, SOU SINESTÉSICA!!!
XD

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...